Uma sociedade mais justa e mais inclusiva pode ser construída através do aumento da transparência, da participação e da colaboração entre entidades públicas, privadas e cidadãos. Promovemos iniciativas de Governo Aberto para a promoção de diálogos construtivos e para o envolvimento das pessoas na resolução dos seus problemas concretos. Ajudamos a abrir o potencial das organizações à comunidade através de plataformas de dados abertos.

 

Iniciativas de Dados Abertos

O conceito de dados abertos tem vindo a afirmar-se com destaque e tem cada vez maior número de apoiantes a nível global, dando resposta a uma crescente exigência da população de processos de governação mais transparentes, participativos e colaborativos por parte de governos e organizações a todos os níveis.

Na Bag criamos Programas de Dados Abertos que apoiam os governos e as organizações a implementarem um processo estruturado e evolutivo para abertura dos seus dados com linhas orientadoras bem definidas.

Os nossos programas assentam em quatro componentes principais: Diagnóstico, Estratégia, Plataforma e Utilização.

  • Diagnóstico: Realizamos um diagnóstico para levantamento das fontes de dados existentes e para a definição dos principais vectores da estratégia de abertura de dados, seguindo metodologias validadas internacionalmente.
  • Estratégia: Definimos a estratégia para a implementação de um processo de abertura de dados, tendo em conta os objectivos propostos e o estado actual de desenvolvimento tecnológico da organização;
  • Plataforma: Desenvolvemos a plataforma que funcionará como repositório de toda a informação;
  • Utilização: Capitalizamos a utilização dos dados, organizando iniciativas que permitam a programadores e à comunidade em geral perceber que dados existem, para que podem servir e como se poem utilizar.

Estratégias de Governo Aberto

Transparência, Participação e Colaboração. Estes três pilares constituem o foco de uma estratégia de Governo Aberto bem sucedida.

Um Governo Aberto baseia-se na criação de um ambiente de confiança, através do desenvolvimento de iniciativas que promovam a transparência das suas acções. A participação dos cidadãos nos processos colectivos de tomada de decisão constitui o passo seguinte. Por último, a promoção de iniciativas sustentáveis de colaboração entre os diferentes actores da sociedade e o Governo estabelecem o terceiro pilar de uma estratégia bem sucedida.

Utilizando o conhecimento de boas práticas internacionais, aplicamos em cada contexto metodologias de co-desenho para a criação de estratégias de Governo Aberto para Municípios, Comunidades Intermunicipais e Governos.