Os territórios são o ecossistema onde tudo se move. Na Bag defendemos que a competitividade das regiões e das cidades deve assentar numa definição do seu Posicionamento estratégico e da forma de comunicar esses territórios.

 

Posicionamento Estratégico

Nos dias de hoje, as localidades, cidades e regiões procuram uma oferta de valor cada vez maior que os diferencie, de forma a cimentar uma posição distintiva no mercado dos territórios.

À acção que desenvolve esta oferta e dá imagem do território fazendo-o ocupar um lugar destacado na mente do público-alvo chama-se Posicionamento Estratégico.

Com a definição do Posicionamento Estratégico queremos determinar a imagem de marca territorial. O nosso objectivo passa por tornar o território uma referência com um lugar de destaque (posicionamento) na mente das pessoas.

Envolvemos os actores do território na co-criação de produtos e de serviços inovadores utilizando metodologias de Design Thinking.

Através do Design Thinking colocamos as pessoas no centro do desenvolvimento de novas ideias, utilizando a criatividade para geração de soluções e a razão para analisar e adaptar as soluções para cada contexto concreto.

Marketing Territorial

O Marketing Territorial define uma identidade visual do Território única, inconfundível, simples, memorízável e de fácil aplicação em qualquer suporte ou situação.

Este processo assenta na definição de um Posicionamento Estratégico, da sua estratégia de aplicação e voz, de modo a reflectir e transmitir os elementos fundamentais e diferenciadores do Território.

A estratégia de comunicação da marca passa pela definição do tom de voz, isto é, a forma como é percepcionada a mensagem verbal da comunicação.

Todo este processo passa pela definição do Manual da Marca Territorial onde a serão apresentadas todas as cores, formas, grafismos, tipos de letra, tipologias de imagens, ilustrações, palavras-chave da comunicação, formatos e tipologias de suporte, e todos os elementos que façam dos suportes da marca elementos diferenciadores para afirmação da marca e projecção da imagem.

São também definidos os principais suportes de comunicação e realizados os estudos para as diferentes aplicações dos elementos visuais e de identidade da marca. A aplicação das formas, cores, tipografia, etc. aos suportes fazem parte da afirmação da identidade e da percepção desta pelos segmentos-alvos

O passo posterior à definição da Estratégia de Marketing Territorial passa pelo apoio à sua implementação no dia-a-dia, realizada em regime de consultoria com base num programa de apoio e aconselhamento em questões estratégicas da gestão da marca e dos produtos ao nível da comunicação e imagem.